Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Crónicas da Cidade dos Leões

Um Blog que começou por ser um diário e que cresceu para algo mais. Por aqui os temas vão do desenvolvimento pessoal ao bem estar sempre com dicas e reflexões a propor. Sê bem vindo e se te agrada: segue! :)

Crónicas da Cidade dos Leões

Um Blog que começou por ser um diário e que cresceu para algo mais. Por aqui os temas vão do desenvolvimento pessoal ao bem estar sempre com dicas e reflexões a propor. Sê bem vindo e se te agrada: segue! :)

Ter | 25.02.20

A Comida como um "escape"

Nala

Somos muitos aqueles que, em momentos de maior stress ou de períodos emocionalmente mais dificeis, sentimos que comemos muito mais ou que temos mais vontade de comer doces, gorduras... 

Pessoalmente, apesar de ter em atenção o que como, admito que me deixo levar pela vontade por tudo aquilo "que me faz mal" em épocas mais críticas. 

Desde há algum tempo que procuro algumas respostas a esta questão e, de tudo o que pude ler e ouvir, os psicólogos e outros interessados na matéria culpam o nosso cérebro por isso mesmo. 

Em resumo, o nosso cérebro vai procurar uma "satisfação imediata" com a comida o que o vai aumentar o nível de endorfina no corpo e que nos distrairá daquilo que nos está a deixar ansiosos. 

No entanto este processo é imediato e não nos trará nada excepto, talvez, alguns minutos de euforia e uns quilinhos a mais. Os problemas continuaram lá, à espera de uma verdadeira resolução. 

O que vos proponho é que, se este caso também se aplica a vocês, que se observem e que vejam "como" e "quando" é que sentem essa vontade de comer desalmadamente e que tenham em conta que esse comportamento pode ser controlado.

Claro que se a situação for mais grave do que comer uma barra de chocolate depois de um dia mesmo mau no trabalho ou uma discussão com a nossa mãe ou se dão por vocês a comer desalmadamente o tempo todo para compensar tudo o que vai menos bem na vossa vida talvez procurar um psicólogo seja a opção mais sensata. Já vos contei a minha experiência aqui. 

E vocês controlam os impulsos ou comem todo o chocolate que têm em casa num dia de stress?

jonathan-borba-8l8Yl2ruUsg-unsplash.jpg

Photo by Jonathan Borba on Unsplash

Não te esqueças de acompanhar as Crónicas da Cidade dos Leões no Instagram e no Facebook: há muita coisa a acontecer por lá.

Se por acaso o conteúdo deste texto te agradar não deixes de o partilhar com familiares e amigos.

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.