Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Crónicas da Cidade dos Leões

Um blog que adora partilhar dicas e reflexões sobre lifestyle, descobertas e organização. Sejam Bem Vindos!

Crónicas da Cidade dos Leões

Um blog que adora partilhar dicas e reflexões sobre lifestyle, descobertas e organização. Sejam Bem Vindos!

Qui | 22.04.21

8 (enormes) vantagens da leitura

Desde romances a policiais

Nala

Ler é  uma das minhas atividades preferidas desde sempre.

Quando criança o meu sonho era ter uma biblioteca igual à do filme "A Bela e o Monstro" e em adolescente conseguia ler livros enormes em menos de 24h, o que tirava um bocado do sério os meus pais, já que passavam a vida a comprar mais. 

Apesar de, para mim, ler representar uma forma inegável de prazer, conheço muita gente que não tem este hábito e que o procura desesperadamente. Para eles deixo-o um video do canal "Seja uma pessoa melhor" que tem algumas dicas que podem ser muito interessantes.

Um dos grandes problemas apontados pelos leitores quanto aos livros é o seu preço, que podem ser bastante elevados em alguns casos. 

Sites como a wook.pt ou outras livrarias online tendem a apresentar sempre promoções que podem ser bastante interessantes.

Outras maneiras económicas e sustentáveis de ler mais são o recurso às bibliotecas públicas (que estão cada vez mais esquecidas), aos alfarrabistas e a trocas de livros entre familiares, amigos ou mesmo em locais de depósito que se vão multiplicando em algumas cidades. 

Pessoalmente aderi aos e-books, o que me permite um ganho de espaço considerável cá em casa. 

Ler, como já disse anteriormente, trás inúmeras vantagens reconhecidas por praticamente toda a gente. E não são necessariamente os livros técnicos os que mais benefícios nos trazem. 

Deixo-vos aqui as minhas razões pelas quais ler ficção é tão mas tão importante: 

- Ler estimula a criatividade: Ler implica criar o "cenário" da história dentro da nossa cabeça recorrendo apenas à descrição do autor. Cheiros, barulhos e cores também fazem parte do processo e é assim que entramos cada vez mais na história.

 

- Ler melhora o nosso sentido crítico: Temos acesso a muita informação mas é-nos cada vez mais dificil dividir o verdadeiro do falso. Quem lê mais têm tendência a conseguir ser mais crítico em relação a tudo aquilo que lhe dizem e isso porque saí frequentemente do senso comum e da resposta automática e consegue observar as situações de diversos ângulos diferentes, tal como o faz pelos olhos das personagens. 

 

- Ler permite relaxar e alterar o foco: Ler pode ser bastante importante na nossa saúde mental. Alterar o foco dos problemas e prestar atenção ao momento presente é uma maravilhosa prenda que podemos dar ao nosso cérebro superestimulado o tempo todo; 

 

- Ler ajuda a relativizar os problemas: Maxime Rovere, filosofo e escritor francês, apresenta no seu livro "Que faire des cons?" (O que fazer dos estúpidos?) uma utilidade bastante interessante da leitura.

Ler melhora a capacidade de mudar a nossa capacidade de ver o Mundo através das nossas experiências passadas e, consequentemente, ajuda-nos a relativizar os problemas do dia a dia que todos sofremos. Especialmente no contato com os outros em meio laboral ou em pequenas disputas do dia a dia (no trânsito, nos centros comerciais...)

 

- Ler pode ter um papel importante na prevenção de doenças neurodegenerativas como o Alzheimer: "Treinar o cérebro" pode ser uma forma de prevenção das doenças neurodegenerativas e a leitura, por estimular áreas muito diversas, pode ter um papel fundamental nesse treino. 

 

- Ler melhora a nossa capacidade de concentração: Por nos permitir focar em apenas uma coisa e nos sair do ritmo diário do multitasking, que tanto nos é imposto pelos computadores, a leitura pode ajudar a melhorar o nosso foco e concentração; 

 

- Ler aumenta a nossa empatia: Conhecendo histórias e pessoas diferentes e vendo-as sob diversos pontos de vista conseguimos aumentar a nossa capacidade de criar empatia percebendo que o ser humano é composto por tons de cinzento e não preto e branco. E isso também pode ser válido para situações diferentes; 

 

- Ler estimula a formulação de compromissos: Quando começamos a ler um livro comprometemo-nos a acabá-lo, seja isso consciente ou não. E essa é mais uma capacidade que os livros nos podem oferecer como forma de treino e que acabaremos por trazer para a nossa vida real. 

 

E por aí, tem o hábito da leitura ou nem por isso? Qual a principal vantagem aos vossos olhos?

Um grande beijinho e até ao próximo post!

ler.jpgPhoto by Joel Muniz on Unsplash

Não te esqueças de acompanhar as Crónicas da Cidade dos Leões no Instagram e no Facebook: há muita coisa a acontecer por lá.

Se por acaso o conteúdo deste texto te agradar não deixes de o partilhar com familiares e amigos.

 

 

 

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.