5 truques para adquirir novos hábitos
Penso muito em ano letivo. Talvez por ter passado tantos anos a viver ao ritmo escolar, ou porque o Outono é a minha estação favorita do ano e me lembra o recomeço e a renovação, volto sempre cheia de energia para recomeçar com novos hábitos.
Apesar de tudo, e mesmo se as intenções são boas, começo rapidamente a perder o gás e preciso de uma ajudinha para manter os objetivos em primeiro plano. E são os truquezinhos que funcionam comigo e que me permitem mudar que vos trago hoje.
Preparados?
- Uma coisa de cada vez:
Temos mais olhos que barriga no que toca a "boas resoluções", seja na rentrée ou no início do ano, e isso não ajuda em nada a manter o foco.
Para poder ter margem de manobra escolho sempre o hábito que quero implementar primeiro e vou fazendo as coisas aos poucos e poucos. Se um ano têm 12 meses porque haveremos de fazer tudo em 15 dias?
- Fonte de Motivação:
Ouvimos muitas vezes os gurus do desenvolvimento pessoal dizer que a motivação deve vir de nós mesmos. Se bem que não sou coach dou muitas vezes por mim a precisar de um estimulo externo para fazer avançar as coisas.
Para isso arranjo pequenas estratégias: seja a utilização de uma aplicação para seguimento de hábitos, o bullet journal ou, em casos extremos, ofereço-me pequenos "presentes" (não necessariamente materiais) quando a tarefa está cumprida ou o objetivo atingido.
- Começa a atividade:
O primeiro passo é sempre o mais difícil e, por isso mesmo, opto sempre por começar devagarinho, especialmente quando já faço a tarefa há uns dias e começo a perder a energia inicial.
Se quero fazer desporto, mas começo a ter dificuldade em manter o treino, meto um objetivo bem pequenino, como 10 minutos de aula, e depois de começar é muito mais fácil continuar. Isto funciona também para outros hábitos como a leitura, as digital detox, entre outros hábitos que queremos adquirir.
- Adaptar o Mindset:
É bem sabido que nem tudo na vida é fonte de prazer mas, com o mindset adequado, poderemos encontrar sentido e motivação para todas os hábitos.
Por exemplo se o meu hábito está relacionado com alimentação e se vou para a cozinha com o sentimento de que cozinhar é chato e demorado é certo e sabido que depressa começarei a colocá-lo de lado. Se, pelo contrário, for com o sentimento de que vou tratar de mim e do meu corpo e, por muito que deteste cozinhar, esta tarefa não me será prazerosa mas o que ela me proporciona sim e aí terei motivação para continuar.
- Compromete-te:
Um dos meus principais valores é o compromisso e, por isso, faço pequenos contratos escritos comigo mesma e isso ajuda a manter-me focada.
Por isso, o que te posso aconselhar é que te impliques e que envolvas um dos teus principais valores pessoais no desenvolvimento dos teus novos hábitos.
Se tal como eu o compromisso é muito importante realiza um contrato contigo mesmo ou com alguém de outro, se és um típico extrovertido e adoras partilhar os teus desafios nas redes sociais ou com os teus amigos não hesites. Conhecer-se bem é meio caminho andado para ser muito mais próspero por isso aproveita a oportunidade.
E por aí, como estamos de novos hábitos para esta rentrée?
Um beijinho e até ao próximo post!
Photo by My Life Journal on Unsplash
Não te esqueças de acompanhar as Crónicas da Cidade dos Leões no Instagram e no Facebook: há muita coisa a acontecer por lá.
Se por acaso o conteúdo deste texto te agradar não deixes de o partilhar com familiares e amigos.