Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Crónicas da Cidade dos Leões

Um Blog que começou por ser um diário e que cresceu para algo mais. Por aqui os temas vão do desenvolvimento pessoal ao bem estar sempre com dicas e reflexões a propor. Sê bem vindo e se te agrada: segue! :)

Crónicas da Cidade dos Leões

Um Blog que começou por ser um diário e que cresceu para algo mais. Por aqui os temas vão do desenvolvimento pessoal ao bem estar sempre com dicas e reflexões a propor. Sê bem vindo e se te agrada: segue! :)

Seg | 15.06.20

5 Boas Razões para Cuidares de Ti!

Nala

Uma das recordações mais curiosas que guardo dos meus tempos de ensino secundário foi uma conversa com a Professora de Ciências Naturais. Segundo ela cada um de nós precisava de encontrar um motivo, provavelmente algo muito fútil, para nos mantermos motivados para o estudo e que nos servisse de recompensa no futuro. 

No seu exemplo ela dizia que desde que tinha a sua casa tinha uma senhora para lhe fazer as limpezas. Essa tinha sido a sua "cenoura" enquanto miúda para se focar no estudo e em todas as atividades escolares pois, enquanto adolescente, detestava as atividades domésticas que lhe estavam incutidas.

Lembro-me que, na altura, procurei também eu o meu próprio "objetivo" fútil q.b. mas que, verdade seja dita, me motivou e me deu ânimo quando ele faltava. No meu caso escolhi que aquilo que faria quando fosse "grande" seria tratar bem da minha pele. 

Esta promessa deu origem, há medida que os anos foram passando, em algo ainda maior. A promessa de cuidar de mim e de encontrar a forma e o meio de o fazer. 

Hoje trago-vos aqui as 5 principais razões pelas quais não abdico de cuidar de mim: seja com cuidados de beleza, tratar das unhas, fazer desporto, comer bem, entre muitas outras.

Espero que elas vos sensibilizem para a importância de investirmos um bocadinho no nosso bem estar. Afinal só podemos dar o nosso melhor aos nossos se estivermos bem no nosso corpo e na nossa pele. 

 

Razão n.º 1: Dar-se amor a si mesmo

A primeira boa razão para investir em autocuidado é que esta é a melhor forma de nos darmos amor a nós próprios. E alguém que se ama é mais autoconfiante, têm mais auto-estima e é muito mais feliz! 

 

Razão n.º 2: Ter tempo para ti

Cuidar de si próprio pode ser a ocasião perfeita para termos aqueles segundinhos de paz que tantas vezes são essenciais aos nossos dias.

Por isso, e por muito culpados que nos sintamos por isso, é melhor extravasar o stress do dia a dia numa atividade física, numa rotina de beleza ou numa sessão de meditação do que naqueles que vivem connosco e que não têm absolutamente culpa nenhuma do nosso dia mau. 

 

Razão n.º3: Interessar-se por algo "novo"

De uma forma geral precisamos de quebrar a rotina e de procurar novidade para a nossa vida.

Quando procuras novas formas de cuidar de ti vais adquirindo novos conhecimentos sobre alimentação, bem estar, desporto e outras informações que te podem ajudar noutras áreas da tua vida

 

Razão n.º 4: Ajuda na Resolução de Problemas

Às vezes não conseguimos encontrar formas de solucionar um problema porque nos focamos demasiado nele e isso não nos deixa "espaço mental" para possíveis soluções.

Aqueles minutos que dedicamos a nós mesmos podem ajudar-nos a limpar a cabeça e a abrir esse tão desejado espaço mental. Em caso de dúvida é melhor tentar, certo?

 

Razão n.º 5: Porque tu mereces

Todos nós merecemos um esforço pelo nosso trabalho e essa era a devisa da minha professora para delegar a limpeza da casa a outra pessoa e a minha para investir e criar uma rotina de cuidados de pele. 

Se trabalhamos, executamos tarefas domésticas, estamos disponíveis para aqueles que amamos (e muitas vezes até para aqueles que amamos um bocadinho menos), cuidamos dos outros então merecemos esse pequeno troféu que é dar-nos tempo e investir algum dinheiro (se isso for mesmo necessário) para gostar e cuidar de nós. 

 

Por isso não te sintas culpada se tiveres de deixar o teu filho com o pai/mãe ou com os avós enquanto fazes a tua sessão de desporto (fiz um post especial do Dia da Mãe sobre isso), se tens de te negar a algum jantar ou happy hour de trabalho (ao qual nem tinhas assim tanta vontade de ir) ou se, simplesmente, precisas de 10 minutos de silêncio para colocar as tuas ideias em ordem.

Vê esse tempo como um investimento e que beneficiará todos os que estão à tua volta! 

E por aí, qual é a principal razão para cuidares de ti?

cuidar de si.jpg

Photo by The Creative Exchange on Unsplash

Não te esqueças de acompanhar as Crónicas da Cidade dos Leões no Instagram e no Facebook: há muita coisa a acontecer por lá.

Se por acaso o conteúdo deste texto te agradar não deixes de o partilhar com familiares e amigos.

 

 

16 comentários

Comentar post