4 Listas a fazer para uma melhor organização diária
(Elas facilitam muito a nossa vida!)
Eu sou meio que conhecida como a "mulher das listas". Mal se fala de uma ideia ou de um plano a minha primeira reação é a de ir buscar um papel e uma caneta e começar a escrever tudo o que têm de ser feito ou comprado para que a sua concretização seja possível.
Na minha vida há listas para tudo. Guardo-as essencialmente em dois tipos de suporte: no telemóvel (falei-vos da aplicação que uso neste post) e em papel (sou fã do bullet journal para as "to do list" por exemplo).
Ao contrário do que possam pensar não faço listas por ser organizada, antes pelo contrário: faço-as para vencer a minha tendência à desorganização e consequente procrastinação. Afinal acabei por me aperceber que quanto mais desordem houvesse à minha volta mais tendência a "empurrar as tarefas com a barriga" tinha.
Hoje gostaria de vos sugerir algumas das "listas" que considero mais fundamentais na minha vida e que me ajudam a arrumar a cabeça e a levar a cabo muitas mais tarefas sem sobressaltos de última hora e de forma mais ordeira e calma.
Vamos nessa?
1) Lista de Compras:
A lista de compras para mim é fundamental pois evita-me de me esquecer de comprar algo que me faz muita falta ou, pelo contrário, de comprar duas vezes algo de que não preciso.
O segredo para que a lista de compras esteja sempre atualizada é ir anotando o que faz falta à medida que vai acabando. Se pelo contrário vamos precisar de coisas fora do habitual escrevemos o necessário imediatamente. Por hábito faço uma retificação da lista antes de sair de casa.
Por motivos óbvios a lista de compras está gravada no meu telemóvel pois assim estou certa de que não fica em casa.
2) To Do List:
As "To Do List" são o meu segredo para minimizar a procrastinação. Se definir exatamente o que precisa ser feito por um lado estou descansada porque sei que não me esqueço e de outro sinto-me obrigada a fazer.
Faço habitualmente "to do list" diárias e mensais e chego mesmo a utilizar este tipo de listas para priorizar o meu trabalho. Se tiver alguma coisa de maior para organizar, como um projeto profissional ou uma festa por exemplo, previligio as "To Do List" mas divido as "grandes tarefas" em "micro-tarefas".
3) Lista de despesas:
Quando preciso de controlar os meus gastos não hesito em criar listas de despesa. A ideia é a de escrever todos os gastos realizados, do maior ao mais insignificante, estipulando a quantia gasta e no quê.
Com este método consigo ver exatamente para onde está a ir o meu dinheiro e onde posso fazer ajustes e poupar uns trocos que me farão falta para outras coisas.
4) Listas de Desejos:
Porque desejos são conhecidos por ser factores de motivação extraordinários tento sempre manter a minha lista de desejos em dia.
Assim, sejam viagens de sonho, coisas que gostava de adquirir ou simplesmente séries a ver ou livros para ler, estas listas ajudam-me a fazer escolhas consoante o momento em que me encontro. Quem nunca desejou algo mas, chegando o momento de adquirir bloqueou e já nem se lembrava mais do que queria realmente.
E do vosso lado: utilizam listas para vos organizarem melhor? Quais as listas que têm sempre em dia? E já agora qual o vosso suporte preferido?
Não deixem de comentar e até partilhar este texto com amigos e familiares que precisem de uma ajudinha com a organização.
Até Breve!
Photo by Glenn Carstens-Peters on Unsplash
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