3 formas de evitar as fofocas
Ai as fofocas... quem nunca deu uma "mordidazinha" na vida do outro ou, pelo contrário, soube o que era ser o tema de uma?
As fofocas são aquelas "conversazinhas afáveis" sobre a vida alheia que podemos ter com um colega enquanto bebemos o cafézinho da praxe ou a razão do telefonema de uma amiga que têm uma "novidade muito quente"! Toda a gente gosta de ouvir mas ninguém gosta de ser o tema.
E é para te manter longe delas, especialmente neste periodo de regresso ao trabalho, que te trago algumas formas de as evitar. Preparados?
- A melhor defesa é o ataque que é como quem diz evita participar em conversas sobre a vida alheia. Afasta-te se isso for possível ou então, se não tiveres forma de fugir, muda delicadamente de assunto.
- Manter-se discreto é outra boa forma de manter os olhos (e a língua afiada) dos outros longe da nossa vida. Existem, no entanto, alturas em que não te será possível manteres essa postura e poderás ser tema de conversa mas, pelo menos, será porque valeu a pena!
- A tua vida privada é "Privada"! Este é um daqueles conselhos muito frequentes mas que são realmente importantes, especialmente no que ao ambiente de trabalho diz respeito. Nem todas as perguntas são inocentes e nem todas as pessoas desejam saber realmente sobre ti portanto evita comentários demasiado intimos e não fales dos teus planos. Uma equipa que faz fofocas é má, mas dar matéria para fazer fofocas sobre a tua vida pessoal é ainda pior!
Se estas 3 dicas são praticáveis elas não vão conseguir salvar-te em todas as ocasiões. As pessoas vão, por vezes, arranjar um motivo de conversa na mesma. No entanto lembra-te que a opinião dos teus colegas ou amigos não te define apenas mostra o que eles são e como se sentem em relação à sua própria vida.
E por aí sofrem com as fofocas que possam fazer a vosso respeito? Como se protegem delas? Não deixem de partilhar as vossas próprias dicas em comentário para que possamos trocar ideias e ajudar-nos uns aos outros.
Beijinhos e até ao próximo post.
Photo by Ben White on Unsplash
Não te esqueças de acompanhar as Crónicas da Cidade dos Leões no Instagram e no Facebook: há muita coisa a acontecer por lá.
Se por acaso o conteúdo deste texto te agradar não deixes de o partilhar com familiares e amigos.