3 Contos a ler absolutamente no Natal
Caixinha n.º 19 do Calendário de Natal da Nala
Hoje aventuro-me num terreno completamente novo neste blogue: os livros. Apesar de ler imensos livros, muitos deles que uso como recurso para os posts que escrevo para este espaço, nunca escrevi sobre livros.
O que vos quero propor são 3 contos que acho que temos a obrigação de apresentar aos mais pequenos e, a Noite de Natal parece-me uma excelente ocasião para isso.
Podem também ser boas ideias de presentes de última hora para as crianças e jovens da família. Preparados?
- O Principezinho de Antoine de Saint-Exupéry: Este é o livro a ler por excelência. Por todos os valores de amizade e solidariedade que o autor nos transmite ao longo da história. Pessoalmente é daqueles livros que farei questão de oferecer aos pequenos da família e acho-o muito adequado a esta época do ano.
- O Cavaleiro da Dinamarca de Sophia de Mello Breyner: Li este livro pela primeira vez no 6º ano da escola, pois fazia parte das leituras obrigatórias. E foi daquelas leituras que me marcou para a vida toda: especialmente a ideia de que, independentemente das viagens que façamos ao longo da vida, a nossa família estará lá à nossa espera em todos os Natais e todos os anjos estarão a velar para que nos juntemos rapidamente a ela.
- Um Conto de Natal de Charles Dickens: Este é sem dúvida um dos contos mais conhecidos de Natal. A forma como o "sovina" Scrooge aprende uma grande lição de redenção pela mão do fantasma do seu ex-sócio Marley. Um livro de 1843, que emocionou crianças e adultos ao longo dos tempos e que ainda têm tanto para nos ensinar.