10 Regras para realizar boas compras online
Se os sucessivos confinamentos serviram para alguma coisa foi para aumentar o volume de compras feitas online.
Plataformas como a Amazon cresceram exponencialmente ao longo dos últimos dois anos e, com as mudanças que fomos interiorizando, tenho algumas dificuldades em acreditar que a tendência se altere nos próximos tempos.
Pessoalmente, apesar de ter alguma curiosidade, sempre fui reticente a comprar online. Entre outras coisas porque gosto de ver o produto na mão, aprecio o conselho do funcionário e o facto de saber que a minha compra mantém um posto de trabalho de alguém que eu estou a ver ali há minha frente.
No entanto, tal como muitos de vocês, as compras online entraram definitivavemente na minha vida ao longo deste último ano.
As vantagens que sou obrigada a reconhecer-lhes é que compro melhor (sim, sim... sou daquelas que compra mais facilmente por impulso numa loja e quanto mais cheia, pior já que o meu desejo mais intimo é sair dali), há mais escolha e produtos para todos os gostos e reconheçamos que os preços são, por vezes, mais convidativos.
No entanto, comprar online exige o cumprimento de algumas regrinhas e é sobre elas que vos quero falar hoje. Espero que gostem e que partilhem aquela amiga ou amigo que não pára de fazer disparates online.
- Verificar a confiabilidade do vendedor:
Normalmente os sites mais conhecidos não oferecem grandes riscos no momento da compra mas existem pequenos sites ou mesmo páginas de facebook que podem ser um bocadinho menos "cumpridores".
O que vos aconselho é tentarem informar-se via google sobre a empresa em questão ou terem alguma atenção aos comentários nas redes sociais. Se tudo estiver correto, ótimo mas se vocês não estiverem seguros melhor deixar para lá afinal não vão morrer por falta daquela peça.
- Ter em atenção às políticas de trocas:
Um outro problema relacionado com as compras online é a política de trocas.
Por exemplo, no que diz respeito a roupa as marcas de fast-fashion ou de empresas com muito nome no mercado, existe facilidade na troca mas deve sempre fazer-se atenção às despesas com o reenvio (se é a cargo do vendedor, do comprador e a que preço) e às condições de troca.
Em caso de lojas mais pequenas nada como perguntar diretamente ao vendedor qual o funcionamento com as trocas o que vos permitirá também de verificar a sua reatividade;
- Reenviar o que não serve ou está em mau estado nos devidos prazos:
Ainda relacionado com as trocas, precisamos ter em atenção o tempo de que dispomos para reenviar o que não serve ou reclamar do que está em mau estado.
Se voltar aos correios para reenviar aquilo que não nos interessa pode ser mesmo muito chato, ficar com objetos ou roupas parados em casa e dinheiro empatado é ainda pior!
- Ter em atenção as fotos, as informações e as opiniões sobre os artigos:
Quando escolhemos comprar algo online devemos sempre ter em atenção as fotos apresentadas, as informações que são dadas (composição, conselhos de utilização ou de lavagem...) e as opiniões de quem comprou o artigo.
Estes pequenos passos podem ajudar-vos na hora de escolher algo que realmente vos agrade e não ter de ir ao correio reenviar o já receberam...
- Ter em atenção os prazos de entregas:
Olhar sempre para o prazo de entrega prevista, a disponibilidade e a proveniência dos artigos é fundamental para termos uma ideia de quando ele estará connosco e se vale a pena comprar ou não tendo em conta a nossa própria urgência em recebê-lo.
- Pagamentos Seguros:
A fiabilidade do site é importante na hora de pagar. Por isso tenham alguns cuidados e desconfiem sempre que algo vos parecer estranho. Em caso de dúvidas um cartão virtual pode ser uma solução e um seguro de cartão de crédito pode também não ser uma má ideia;
- Fazer um print-screen do ecrã de "pagamento aceite":
Normalmente quando o nosso pagamento foi realizado com sucesso somos redireccionados para uma página que nos informa dos dados da encomenda. Apesar de recebermos quase sempre um mail com essa mesma informação prefiro sempre fazer um print-screen dessa página como prova de compra caso haja algum problema com o email ou com o pagamento em si;
- Acumular compras:
Esta dica é um bocadinho pessoal e nem sempre funciona mas, sempre que possível, acumulo compras na mesma plataforma. Isso permite-me poupar nos portes de envio e no transporte da minha encomenda;
- Ao mínimo sinal de problema com a entrega ou a encomenda entrar imediatamente em contacto com o apoio a cliente:
E isso deve ser feito imediatamente ao momento da receção, com fotos em apoio e, em momento algum, devemos aceitar quando nos dizem para ligarmos nós para a transportadora sem a intervenção do vendedor.
- Prever as despesas alfandegarias:
A não esquecer que artigos que vem de fora da UE podem estar sujeitos a despesas alfandegárias, algumas delas extra. Por isso, e para evitar dissabores, prevejam essa possibilidade e pensem sempre se aquele artigo daquela proveniencia é assim tão vital ou se podemos passar com outra coisa!
E por aí quais as vossas dicas para realizar boas compras online? São mais team online ou team loja?
Um grande beijinho e até ao próximo post!
Photo by Pickawood on Unsplash
Não te esqueças de acompanhar as Crónicas da Cidade dos Leões no Instagram e no Facebook: há muita coisa a acontecer por lá.
Se por acaso o conteúdo deste texto te agradar não deixes de o partilhar com familiares e amigos.