10 dicas para lixar a própria vida!
Ando numa onda meio que sarcástica aqui no blog e hoje resolvi trazer-vos mais um post "ao contrário".
Como sabem, especialmente aqueles que me seguem há mais tempo, gosto de tudo o que é desenvolvimento pessoal e de psicologia positiva, visito assiduamente a minha psicóloga e tenho demasiada tendência a guiar-me pelas massas e a fazer-me pouca confiança.
E é por isso que de "se dificultar a vida" eu percebo alguma coisa.
Ao longo destes últimos anos boicotei-me umas quantas vezes e sei exatamente qual a melhor forma do fazer e, para partilhar esta minha maravilhosa experiência com vocês aqui está este post...
Apresento-vos as minhas 10 melhores dicas para lixar a própria a vida, as quais testei uma por uma, e as quais posso garantir que funcionam! Preparados?
- Acreditar em tudo o que nos dizem:
Diz a sabedoria popular que "quem conta um conto acrescenta um ponto". O mesmo se passa na nossa vida de todos os dias...
Por isso se quisermos ser "palerminhas" basta-nos acreditar inocentemente em tudo o que nos dizem.
É de extrema importância confiar nos outros mas para isso não é preciso sermos demasiado ingénuos e crer palavra por palavra em tudo. Especialmente porque, mesmo de forma inocente, as pessoas têm tendência a falar de forma a ficarem bem "na fotografia".
- Partilhar tudo o que se passa na nossa vida tua vida:
Aqui há uns tempos fiz um post sobre falar ou não de projetos pessoais.
Hoje iria mais longe e diria que se quisermos ser o tema de conversa das horas vagas basta-nos contar tudo sobre a nossa vida à primeira pessoa que nos pergunte.
Falar não têm nada de mal e esconder não é uma boa solução mas é importante não esquecer a curiosidade alheia nem sempre é bem intencionada e que, por vezes, há pequenos pormenores que não têm necessidade de ser do conhecimento geral.
- Dizer que sim a tudo e mais alguma coisa:
Uma das melhores maneiras de lixar a nossa vida é não saber dizer não! Anular-se constantemente em prol dos outros ou por medo da opinião alheia é meio caminho andado para não estar bem na sua pele e deixar a sua própria vida à deriva!
E depois, quando estivermos perto do naufrágio, compreenderemos que poucos se vão arriscar a nos deitar a mão e que nos "sacrificamos" tanto para nada, exceto para nos sentirmos péssimos connosco mesmos.
- Queixar-se de tudo:
Sabem aquela atividade que adoramos fazer mas que não nos serve rigorosamente para nada, exceto para nos dificultar o caminho?! Pois é: as queixas!
Esse mar de lamurias onde gastamos a energia que poderíamos utilizar para coisas importantes...
Por isso queixa-te, rumina no que te fez mal ou naqueles que te prejudicaram e podes ter a certeza que a situação continuará igual ou poderá mesmo piorar.
- Deixar-se levar pela crítica alheia:
As pessoas criticam e insultam por tudo e por nada. É uma triste realidade mas é a que temos.
Por isso, se quisermos que nos destruam os sonhos ouçamos exatamente tudo o que dizem sobre nós... verás que o resultado é extraordinário e em dois tempos sentir-nos-emos ainda pior na nossa pele do que aquilo que pensávamos ser possível!
- Ter vergonha de aprender:
Outro modo perfeito para não "ir a lado nenhum" é esconder o que não se sabe e ter vergonha de perguntar ou aprender.
Já se sabe que a simplicidade está fora de moda então porque deveríamos tentar melhorar ou mostrar aos outros que somos vulneráveis?!
- Procurar a Perfeição custe o que custe:
Todos nós sonhamos com a casa perfeita, o corpo perfeito, o trabalho perfeito, as férias perfeitas...
A única coisa errada em procurar a perfeição em todo o lado é que ela não existe. Então porque não continuar a exigir-se ser perfeito em tudo?!
- Comparar-se a tudo e a todos:
Sabem aquela expressão que diz que "A galinha da vizinha é bem melhor do que a minha"?!
Pois... se assim é então porque não passar a vida a sentir-se miserável ao pé da prima que comprou um carrão, da amiga que recuperou rapidinho depois de um parto ou do vizinho que é mais novo que nós mas que já é dono da sua própria casa?
Se isto não é uma boa forma de se massacrar a si mesmo o que será...
- Presumir que toda a gente sabe o que a gente quer:
Esta é mais uma excelente dica de como se lixar a vida.
Sabem aqueles momentos em que se chateiam com o vosso companheiro porque presumiram que ele sabia que queriam ir jantar fora mas ele afinal não tinha percebido. Ou aquele projeto na empresa para o qual já têm 500 ideias mas que vos foge entre os dedos porque presumiram que o vosso chefe já tinha decidido que era o Manuel que o iria gerir?
Presumir as coisas é uma excelente forma de se lixar. Para ser exata perguntar, afirmar ou dizer claramente o que se quer são meras perdas de tempo, por isso não o façam!
- Ter medo de assumir riscos moderados:
Deixar-se estar onde se está e nunca se assumir nenhum risco (por mais moderado que ele seja) é uma forma extraordinária para lixar a sua própria vida.
Para o resultado ser ainda mais eficaz o melhor mesmo é deixar juntar a esta inação a queixa desmesurada e aí sim estaremos no bom caminho!
E por aí, quais as melhores formas de lixar a vossa vida que já experimentaram! Morro de curiosidade (sã) de ler os vossos comentários!
Um grande beijinho!
Photo by Sharon McCutcheon on Unsplash
Não te esqueças de acompanhar as Crónicas da Cidade dos Leões no Instagram e no Facebook: há muita coisa a acontecer por lá.
Se por acaso o conteúdo deste texto te agradar não deixes de o partilhar com familiares e amigos.