Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Crónicas da Cidade dos Leões

Um blog que adora partilhar dicas e reflexões sobre lifestyle, descobertas e organização. Sejam Bem Vindos!

Crónicas da Cidade dos Leões

Um blog que adora partilhar dicas e reflexões sobre lifestyle, descobertas e organização. Sejam Bem Vindos!

Qui | 15.04.21

10 Dicas para Economizar Energia

Nala

Acho piada a todos os assuntos relacionados com organização e a eficiência é, em minha opinião, uma consequência importante dela. Quando o assunto então é eficiência energética temos a certeza de uma economia está garantida. 

E sejamos honestos, com as incertezas atuais, todos ficamos contentes com umas poupanças aqui e acolá.

Por isso hoje separei-vos 10 dicas de pequenos gestos que nós fazemos em casa para poupar recursos sejam eles elétricos ou gás. 

 

Preparados?

economizar energia.jpg

Photo by Hannah Busing on Unsplash

 

- Acabar a cozedura em calor residual:

Quando a nossa comida já está quase pronta desligamos a fonte de calor e deixamos acabar tranquilamente a cozedura enquanto pomos a mesa ou começamos a despachar a louça. 

Esta dica é válida para pratos no forno (como uma quiche, por exemplo) ou de fogão (como o arroz). Uma coisinha muito pequena mas que pode ajudar a aproveitar o calor até ao fim (aquele calor que se desligássemos no tempo "devido" acabaria por se dissipar sozinho, sem reutilização); 

 

- A amiga chaleira elétrica:

Quando precisamos de aquecer água para cozinhar optamos por fazê-lo na chaleira elétrica. Este aparelho, que quase toda a gente tem em casa e que pouca utilidade lhe dá, aquece a quantidade de água que precisamos num instante e de forma mais eficiente do que a boa e velha panela. 

Quando a água já está a ferver então aí passamos para a panela e poupamos algum tempo (e gás) para aquecer a água e começar a cozinhar;

 

- Maximizar a utilização do forno:

Aquecer o forno é demorado e pode significar um grande consumo de energia.

Cá em casa temos o hábito de maximizar a sua utilização cozinhando o maior número de coisas possíveis ao mesmo tempo. Para isso precisamos de alguma organização e de prever um bocadinho o que vamos fazer mas acaba por um hábito rapidamente integrado; 

 

- Aproveitar o aquecimento da casa de banho:

Quando aquecemos a casa de banho para os banhos tentamos sempre utilizá-la um a seguir ao outro.

Exige alguma organização mas poupa-se energia no ligar e desligar o aquecimento e na manutenção por um período mais longo do calor na casa de banho!

 

- Ter em atenção o desperdício:

Luzes acesas sem necessidade, carregadores nas tomadas e baterias a recarregar eternamente dão origem a pequenos gastos de energia desnecessários. E desperdício não é bom de forma nenhuma;

 

- Usar extensões com sistema on-off:

Usar extensões com sistema on/off, nomeadamente na televisão, nos computadores e por aí fora, pode ser uma excelente maneira de não deixar os aparelhos em stand-by o dia inteiro. É mais prático do que desligar aparelho por aparelho da tomada e assim não temos a desculpa de estarmos cansados;

 

- Manter as temperaturas dentro de casa:

Fechar os estores e as janelas em dias de muito calor ou então quando começa a anoitecer e está frio é uma boa ajuda para manter a temperatura de casa mais regulada evitando assim o recurso a aparelhos que o façam por nós;

 

- Cuidar dos aparelhos elétricos:

Se tivermos cuidado com os nossos aparelhos elétricos teremos a certeza que eles nos duram no tempo e que se mantém razoáveis nos consumos. Por exemplo uma arca frigorífica que não isola suficientemente bem não é boa nem para a nossa carteira nem para a comida que lá está dentro. 

Em caso de precisarmos mesmo de trocar o aparelho melhor investir num com melhor desempenho energético; 

 

- Será que tenho mesmo necessidade disto?

Quantas vezes mantemos aparelhos elétricos ligados que, na realidade, nos servem de pouco como é o caso da arca de congelação quando vamos frequentemente ao supermercado e não precisamos de acumular tanto quanto isso? Ou será que tenho mesmo de usar aquela blusa quando tenho o armário cheio de outras que me evitaram de ligar o ferro? 

Quando nos habituamos a colocar esta pergunta a nós mesmos deixamos de fazer as coisas por impulso (e porque estão disponíveis) e a fazer pequenas economias aqui e ali. E não será só de dinheiro mas também de tempo! 

 

- Adaptar a iluminação da casa às necessidades:

Cá em casa apreciamos acabar o dia a média luz (falei-vos disso na rotina de final de dia) mas esta também é uma boa forma de economizar uns tostões na fatura da eletricidade. Se não temos necessidade de ter todas as lâmpadas ligadas para que as haveremos de ter?! 

 

Espero que estas dicas vos tenham agradado e que, quem sabe, vos deixem com algumas ideias. Pessoalmente estou com curiosidade de ler as vossas ideias em comentário e aprender mais alguma coisa. 

Pela mesma ocasião não deixem de dar a vossa opinião sobre este tipo de post.

Para mim vejo estas pequenas economias como um jogo que, apesar de não estar diretamente relacionado com a temática principal do blog, faz também parte das minhas tentativas de levar uma vida menos complicada (e com dinheiro disponível para coisas que realmente me dão prazer). 

Um grande beijinho e até ao próximo post!

The best health Apps.jpg

Não te esqueças de acompanhar as Crónicas da Cidade dos Leões no Instagram e no Facebook: há muita coisa a acontecer por lá.

Se por acaso o conteúdo deste texto te agradar não deixes de o partilhar com familiares e amigos.

 

10 comentários

Comentar post