Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Crónicas da Cidade dos Leões

Um blog que adora partilhar dicas e reflexões sobre lifestyle, descobertas e organização. Sejam Bem Vindos!

Crónicas da Cidade dos Leões

Um blog que adora partilhar dicas e reflexões sobre lifestyle, descobertas e organização. Sejam Bem Vindos!

10 Coisas de que gosto mais em Portugal do que em França

As diferenças entre paises podem ser imensas e, mesmo tendo uma raíz comum, há grandes diferenças entre Portugal e França.

Como é óbvio há coisas de que gosto mais de um lado, há coisas de que gosto mais de outro e achei que isso poderia ser engraçado de comentar aqui dando "pano para mangas" no que a posts diz respeito. 

Hoje trago-vos 10 coisas de que gosto mais em Portugal do que em França

Não esqueçam de me deixar o vosso feedback nos comentários e também se gostam deste tipo de conteúdo.

Também gostava de saber se alguma destas coisas vos surpreendeu e se, tal como eu, vivem ou viveram em França qual a vossa percepção de cada um destes pontos. 

'Bora lá!

- Peixe Fresco: Como alguém que dá muito valor à comida o peixe é das coisas que mais tenho saudades!

Em primeiro lugar por aqui o preço do peixe fresco é muito elevado (mesmo tendo em conta os salários mais altos) e depois a qualidade nem sempre está presente. 

 

- "Beber Café": Em França, de uma forma geral, as pessoas não têm o hábito de parar num café antes de ir para o trabalho ou à hora de almoço.

Claro que há quem passe numa esplanada para beber um copo no fim do dia ou mesmo ao fim de semana mas ir ao café "beber um café" é algo muito pouco habitual. Ler o jornal então nem se fala... 

 

- Pão: Apesar de ser o pais da "baguette" a verdade é que o pão na maior parte dos comércios em França (especialmente nas grandes cidades) é bastante fraco.

Em Portugal temos normalmente mais variedade, mais quantidade e com melhor qualidade mesmo nos supermercados mais pequenos. 

 

- Proximidade do Mar: Este ponto aqui não é exatamente igual para todas as pessoas que vivem em Portugal pois depende da zona do pais onde se vive mas, de uma forma geral, todos os portugueses podem ver o Mar com bastante frequência. Por aqui a distância pode ser superior a 7h de carro... 

 

- Simplicidade Portuguesa: O Português é, por norma, mais "simples" na sua forma de estar e por isso torna-se extremamente doce.

Às vezes chega a cair no extremo de achar que tudo aquilo que se faz em Portugal não presta ou que o pais só tem coisas más (ou em todo o caso piores do que os outros paises).

Já os franceses são muito mais "seguros de si mesmos". E todos, desde a comunicação social à publicidade passa a imagem de que a França está à frente do resto da Europa em tudo, o que nem sempre é verdade.

Por exemplo a nível da gestão do COVID 19 foi dado muito mais foco aos números dos outros paises e muito menos aos números em França que, portanto, foram enormes!

 

- Filmes em Versão Original: Por aqui tudo o que passa na televisão é dobrado em francês e, na maioria das sessões de cinema, os filmes também.

E não é incomum estares dentro da sala quando te apercebes que te enganaste na sessão que querias ver e que o Brad Pitt vai ter voz de tudo menos de Brad Pitt

 

- Caixas multibanco: Em Portugal é normal encontrarmos caixas multibanco em tudo quanto é sítio. Ainda para mais podemos fazer fazer pagamentos, transferências, etc.

Em França as caixas multibanco são pouco comuns e as suas funções limitam-se a fazer levantamentos (excepto em algumas caixas internas aos bancos que têm mais opções mas muito menos do que as nossas). 

 

- Relações Familiares: Este ponto não está escrito na pedra mas é uma realidade (inclusive comentada por alguns amigos franceses) que a relação de família em Portugal é mais forte do que em França.

Talvez devido às distâncias entre as diferentes regiões ou ao facto de os filhos serem independentes mais cedo mas estas diferenças podem ser mesmo muito flagrantes com filhos que apenas vêem os pais no Natal e que apresentam o companheiro aos pais na véspera do casamento.

E sinceramente prefiro a união familiar portuguesa apesar das suas desvantagens.  

 

- Serviços de Entregas: Todos os estrangeiros que vivem em França se queixam da mesma coisa.

Enquanto em Portugal, quando nos entregam algo em casa se alinham pelos nossos horários em França é a empresa que decide qual é o horário e a ti de te organizares para estar em casa (nem que para isso tenhas de faltar ao trabalho). 

Ainda para mais os "atrasos" e as "perdas" das entregas são relativamente mais bem tolerados do que em Portugal. 

 

- Expressividade: Em Portugal somos, de uma forma geral, muito mais expressivos. Rimos por tudo e por nada e choramos também por qualquer coisa. É o nosso lado mediterrânico.

Em França as pessoas são mais fechadas e estão menos habituadas a demonstrar os seus sentimentos. E sinceramente às vezes tenho muitas saudades de rir a bandeiras despregadas como o fazemos em Portugal. 

Não te esqueças de acompanhar as Crónicas da Cidade dos Leões no Instagram e no Facebook: há muita coisa a acontecer por lá.

Se por acaso o conteúdo deste texto te agradar não deixes de o partilhar com familiares e amigos.

1 comentário

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mais visitados

Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub