Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Crónicas da Cidade dos Leões

Um blog que adora partilhar dicas e reflexões sobre lifestyle, descobertas e organização. Sejam Bem Vindos!

Crónicas da Cidade dos Leões

Um blog que adora partilhar dicas e reflexões sobre lifestyle, descobertas e organização. Sejam Bem Vindos!

10 Coisas a Fazer para Aumentar a Auto-Confiança

Que eu própria faço e que resultam!

Todos temos dias bons e menos bons. Às vezes parece que nada avança, que os nossos projetos estão em stand-by e, por muito preparados para as dificuldades que estivessemos a nossa autoconfiança acaba por sofrer um forte abalo. 

O que te proponho hoje são 10 coisas muito simples que podes fazer para aumentar a tua autoconfiança, conseguindo assim avançar de encontro ao que queres e tendo energia para fazer as mudanças que forem precisas pelo caminho. 

1- Dá-te tempo: Por vezes a nossa sensação de "falhanço" deve-se ao facto de não nos darmos tempo para respirar. Queremos tudo para ontem e o cansaço acabo por se apoderar de nós. Por isso, quando sentires que o cansaço te está a deixar desmotivado e pouco confiante pára. Tira um dia para fazeres o que te apetecer: lê, vê séries, passeia, dorme...O que importa é que sejam actividades que te permitam descansar o corpo e a mente. As mudanças seram drásticas.

2- Cria uma lista de conquistas: Às vezes precisamos de nos (re)lembrar do quanto já conquistamos para chegar aonde estamos. Por isso, quando te sentires pouco confiante ou incapaz de realizar tal tarefa pega num papel e numa caneta e escreve tudo aquilo que já alcançaste ao longo da tua vida ou da tua carreira, da coisa mais insignificante à mais extraordinária. Ficarás espantado e sentir-te-às imediatamente muito mais capaz.

3- Investe na tua imagem: Sendo mulher sei, de fonte segura, que a imagem têm um enorme peso na forma como me sinto. Por isso, mesmo que a vontade te escape, faz um esforço para estares impecável. Trabalha também a tua postura: quanto mais confiança passares aos outros, mais te sentirás seguro tu próprio. Por isso nada de desleixos!

4- Cria uma playlist motivacional: Utiliza uma aplicação ou a memória do teu telemóvel para guardares aquelas músicas que sabes que te levantam o astral. Têm essa playlist sempre à mão e não deixes de a utilizar quando precisares de uma dose extra de coragem e energia.

5- Fala com pessoas optimistas: Se precisares de conselhos ou de desabafar procura pessoas optimistas, que te vão ajudar a encontrar soluções e a levantar o moral e não o contrário. Se vais desabafar com alguém mais negativo vais acabar por te sentir ainda pior. Há falta de melhor opção lê blogues e textos sobre optimisto. 

6- Escolhe frases que te servirão de "mantra": Que essas frases te lembrem o quanto és especial e que às vezes as coisas simplesmente precisam de mais tempo. Afixa-as em locais onde as vejas ou no teu telemóvel, onde as possas consultar sempre que precises. Repete-as para ti mesmo as vezes que forem necessárias.

7- Procura conhecer um local novo ou experimentar uma atividade nova. Experimentar algo novo pode dar-nos uma mudança de prespectiva e ajudar-nos assim a ver as coisas com um olhar mais fresco e renovado. Descobrir novas actividades pode também ajudar-te a reconhecer em ti novos talentos o que te vai ajudar a aumentar a autoconfiança. 

8- Revê os teus objetivos: Por vezes os nossos objetivos podem ser demasiado exigentes ou demasiado grandes e sentimo-nos contantemente incapazes de os cumprir. O que te proponho é que os revejas e que os dividas em objetivos mais pequenos e realistas e, consequentemente, em mini-tarefas mais fáceis de executar. Quanto mais vistos colocares na tua check-list mais dobutamina o teu cérebro libertará e mais a tua motivação aumentará. (Lê mais sobre objetivos aqui)

9- Sente-te grata: A Gratidão reconhece tudo o que temos e alegra-se por isso. Quanto mais grata fores, mais reconhecerás o valor de tudo o que está à tua volta e melhor te sentirás em seguida. (Aprende a fazer a tua lista de gratidão aqui)

10- Acredita: Visualiza, imagina, reza, fala contigo mesmo como se aquele objetivo já estivesse atingido. Quanto mais acreditares no teu sucesso mais confiante te sentirás no momento de levar as tarefas necessárias a cabo. Acredita em ti e na vida e a confiança virá, seguramente, em teu auxílio.  

Não criei esta lista de forma aleatória. Aquilo que vos apresento aqui é algo que eu próprio coloco em prática e que me têm ajudado a manter os meus níveis de confiança em valores aceitáveis, coisa que nem sempre é fácil. São apenas ideias que funcionam comigo e que não podia deixar de partilhar convosco. 

E por aí? Como lidam com a falta de confiança? Quais são os vossos rituais para manterem os níveis de autoconfiança lá em cima? Comentem e deixem a vossa opinião e experiência pessoal. Ficarei feliz de vos ler. 

judeus-samson-0UECcInuCR4-unsplash.jpg

Photo by Judeus Samson on Unsplash

Não te esqueças de acompanhar as Crónicas da Cidade dos Leões no Instagram e no Facebook: há muita coisa a acontecer por lá.

Se por acaso o conteúdo deste texto te agradar não deixes de o partilhar com familiares e amigos.

 

 

 

16 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mais visitados

Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub